“To-do”: 5 coisas importantes para fazer antes de viajar para não se enrolar

Viajar é umas das coisas mais prazerosas da vida. É a compra que nos deixa mais ricos! Novas culturas, pessoas, idiomas, cores, clima e rostos nunca vistos. Aaah… Viajar é lindo! O incrível são as historias que ficam pra contar, as fotos tiradas que nunca serão as mesmas imagens que temos na memória. Um café numa praça, novos sabores de comidas típicas nunca provadas e um bate-papo com um nativo. Coisas que mudam nossas vidas. O crescimento é imediato depois de alguns dias passados num lugar desconhecido.

Claro que muitas vezes não temos somente historias lindas pra contar. Cada pessoa vive o momento diferente da outra. Não temos a mesma percepção do espaço que nossos companheiros de viagem. Um gosta do frio, outro do calor, uma pessoa gosta de visitar igrejas, outras museus, alguns viajam para compras, outros para lazer. De qualquer forma, a preparação para uma viagem é muito importante. Para tentar facilitar as coisas, ainda mais viajando em grupo, é importante alguma organização para diminuir as chances de transtorno para você e seus companheiros de rota.

Vamos listar 5 coisas importantes para não esquecer antes da sua viagem:

  1. Verifique a validade do seu passaporte. Para viajar para o exterior, melhor ter os documentos em dia. Se ainda não tem passaporte, corra e prepare com antecedência, antes mesmo de comprar as passagens. A Policia Federal resolve isso rapidinho e não é nenhum bicho de sete cabeças.
  2. Pesquise as condições de entrada de cada país. Para vir para Suíça, os brasileiros não precisam de visto. Isso mesmo!! Sem visto! Isso não é genial?
    Mas lembre-se que o passaporte tem que estar com a validade de pelo menos 3 (três) meses após a saída planejada do Espaço Schengen. Você pode ficar por aqui 3 meses passeando entre esses países que fazem parte desse acordo de livre circulação o que não é o mesmo que a União Europeia. Calma! Vocês podem ler mais sobre isso aqui 🙂 O Wikipédia é tudo!
  3. Hora de comprar suas passagens com sua agência favorita e lembre-se do Seguro de Viagem amiguinhos. Muito muito importante! Qualquer tombo de nada pode, infelizmente acabar com suas férias e seu bolso. Uma noite em um Hospital aqui, dependendo do problema, pode custar mais do que uma estadia em um hotel 6 estrelas em Dubai. Isso mesmo! E você ainda pode ter problemas se a imigração perguntar pelo seguro. Melhor prevenir.
  4. O dinheiro… parte importante da viagem. Lembre-se que nem todos os países da Europa usam a mesma moeda. A Suíça não se paga com Euro. Mesmo que muitas lojas aceitam o pagamento em Euro, você não vai ser bem servido com o câmbio e além de dar muito trabalho ficar contando e fazendo conversões. Aqui se paga com Franco Suíço (CHF). Você pode até trocar Reais por Francos aqui em certos Bancos. E é bacana ter uma desculpa para entrar num banco aqui e sentir a diferença. Os cartões de débito funcionam aqui como o Visa Eletron por exemplo. O importante é avisar ao seu banco no Brasil que você vai usar o cartão fora do país. Os cartões de credito mais usados são o Visa e o Master Card. O American Express e o Diners um pouco menos. Perguntem no caixa antes do registro das suas compras. Veja o cambio do dia.
  5. Façam suas malas e aproveitem. Na hora de arrumar as malas, verifique o clima. Pode variar muuuuito de um país para outro aqui na Europa. Muito mesmo! Em abril, por exemplo, enquanto em Barcelona as pessoas já estão de camisetas, aqui na Suíça, estamos muitas vezes ainda esquiando. Pode crer. A primavera não é igual em todos os países da Europa. E lembre-se que enquanto no Brasil é verão, aqui é inverno. E inverno mesmo!

Esses foram só 5 pontos importantes que não devem ser deixados de lado na hora de programar sua viagem em grupo ou sozinhos. Bora lá? Começar a planejar?

Se você tem algum conto engraçado (ou não) pra contar… please! Deixem aqui ou la na nossa page no Facebook. Queremos muito saber.

 

Amamos conversar! Envie seus pitacos aqui.