Zukunftstag – Dia do futuro? Sim!

Dia lindo para nossas crianças e adolescentes. Todos os anos os Cantões se reunem para dar a oportunidade as crianças de participar desse projeto com esse nome tão difícil de falar. Zukunft quer dizer futuro e Tag, dia. Então, dia do futuro 🙂

Antes esse dia era chamado “Dia nacional das Meninas”. Era o dia em que as meninas a partir de 11 anos podiam ir visitar o local de trabalho do “papai”. Sim! Do papai. Antigamente, como em muitas culturas, as mamães não trabalhavam. Como esse conceito mudou muito ( e já era tempo! ) os meninos também passaram a ir ao local de trabalho dos pais e amigos dos pais, padrinhos e madrinhas, enfim… alguma empresa que lhes interessem. O projeto ganhou outro nome em 2011 e transformou esse dia em um dia de projeção para as crianças e adolescentes em idade de 11 a 15 anos mais ou menos que é quando eles teriam que ter as profissões decididas para entrar no mundo do trabalho. Sim, sim… aqui se começa cedo. Entre 15 e 16 anos, os adolescentes já encaram a rotina adulta de trabalho. Claro com muitas regras e muitas leis. A aprendizagem é um dos maiores orgulhos em termos de formação na Suíça que no Brasil seria como o projeto do Jovem Aprendiz. A aprendizagem aqui é coisa séria! Dura entre 2 a 5 anos, dependendo da profissão escolhida pelos jovens adultos. A maioria dos jovens optam por esse caminho.
Deixando a aprendizagem de lado… Hoje é Zukunftstag = Dia do futuro em todos os gêneros. #YAAAY

Este slideshow necessita de JavaScript.

Hoje, escolas, professores, empresas, estado, pais…todos trabalhamos juntos para dar a possibilidade aos nossos adolescentes a provar passar um dia dentro de uma empresa ou com um profissional que lhes mostrará os prós e os contra da profissão que eles talvez queiram seguir no futuro. Genial!

Eles passam o dia todo participando da vida da empresa. Isso abre caminhos para uma escolha mais segura e lhes oferece uma visão maior do que realmente quer dizer ser medico/a, cabeleireiro/a, pintor/a, mecânico/a, musico/a, etc… É dia de tirar dúvidas, participar, se aventurar em terras tão desconhecidas que é esse mundão do trabalho e aumentar as perspectivas de um futuro bem decidido ou pelo menos com menos medos e receios.

Os cantões que participam do projeto são: Argovia, Appenzell Rodes exterior, Basileia-Campo, Basileia-Cidade, Berna, Friburgo, Genebra, Glarus, Grisões, Lucerna, Neuchâtel, Obwald, Schwytz, St-Gallen, Tessin, Uri, Zoug et Zurique, também a cidade de Berna et o principado de Liechtenstein

O que voces acham? Vocês deixariam seus filhos trabalharem nessa idade? Como é no lugar aonde coces moram? Conte-nos!

Desejamos aos meninos e meninas participantes do “Zukunftstag”, um dia maravilhoso de muitas descobertas!
Mais informações sobre esse dia? A pagina so está em alemão, italiano e  francês, mas, vale a pena ir ao Google tradutor 🙂 Aqui ó!

Credito das fotos tiradas da pagina do projeto com concessão dos responsáveis pelo projeto.
Geschäftsstelle Nationaler
Zukunftstag
Postfach 262
6330 Cham 1
T 041 710 40 06
F 041 710 40 16

Amamos conversar! Envie seus pitacos aqui.